domingo, 31 de março de 2013

PÁSCOA





Páscoa [(do hebraico Pessach), significando passagem através do grego Πάσχα] é um evento religioso cristão, normalmente considerado pelas igrejas ligadas a esta corrente religiosa como a maior e a mais importante festa do Cristianismo.

Celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu por três dias, até sua ressurreição.

Muitos costumes ligados ao período pascal têm origem em festivais pagãos da primavera. Outros vêm da celebração do Pessach, ou Passover, a Páscoa judaica, que é uma das mais importantes festas do calendário judaico, celebrada por 8 dias e onde é comemorado o êxodo dos israelitas do Egipto – da escravidão para a liberdade. Um ritual de passagem, assim como a "passagem" de Cristo, da morte para a vida. (fonte)

Todavia, a grande realidade é-nos transmitida por S. Paulo:

E, se Cristo não ressuscitou, é vã a vossa fé e permaneceis ainda nos vossos pecados. Por conseguinte, aqueles que morreram em Cristo perderam-se. E se nós temos esperança em Cristo apenas para esta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens”. (1 Cor 15,17-19)

Este é o sentido e a essência da nossa vida: Jesus é a nossa esperança e não se limita somente a esta vida. Ele é a garantia da ressurreição – a Vida para além da Morte.

Santa Páscoa. Aleluia!

Sem comentários:

Enviar um comentário