domingo, 12 de maio de 2013

ASCENSÃO DO SENHOR




Domingo 12 de Maio de 2013

Dia Mundial dos Meios de Comunicação Social

Leituras do Dia

Actos dos Apóstolos (1,1-11)
1No meu primeiro livro, ó Teófilo, narrei as obras e os ensinamentos de Jesus, desde o princípio 2até ao dia em que, depois de ter dado, pelo Espírito Santo, as suas instruções aos Apóstolos que escolhera, foi arrebatado ao Céu.
3A eles também apareceu vivo depois da sua paixão e deu-lhes disso numerosas provas com as suas aparições, durante quarenta dias, e falando-lhes também a respeito do Reino de Deus.
4No decurso de uma refeição que partilhava com eles, ordenou-lhes que não se afastassem de Jerusalém, mas que esperassem lá o Prometido do Pai, “do qual – disse Ele – me ouvistes falar. 5João baptizava em água, mas, dentro de pouco tempo, vós sereis baptizados no Espírito Santo.”
6*Estavam todos reunidos, quando lhe perguntaram: “Senhor, é agora que vais restaurar o Reino de Israel?” 7Respondeu-lhes: “Não vos compete saber os tempos nem os momentos que o Pai fixou com a sua autoridade. 8Mas ides receber uma força, a do Espírito Santo, que descerá sobre vós, e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, por toda a Judeia e Samaria e até aos confins do mundo.”
9Dito isto, elevou-se à vista deles e uma nuvem subtraiu-o a seus olhos. 10E como estavam com os olhos fixos no céu, para onde Jesus se afastava, surgiram de repente dois homens vestidos de branco, 11que lhes disseram: “Homens da Galileia, porque estais assim a olhar para o céu? Esse Jesus que vos foi arrebatado para o Céu virá da mesma maneira, como agora o vistes partir para o Céu.”

Salmo 46
1Ao director do coro. Dos filhos de Coré,
com voz de soprano. Cântico.
2Deus é o nosso refúgio e a nossa força,
ajuda permanente nos momentos de angústia.

3Por isso, não temos medo, mesmo que a terra trema,
mesmo que as montanhas se afundem no mar;
4mesmo que as águas rujam furiosas
e os montes tremam com o seu embate.

5Um rio, com os seus canais, alegra a cidade de Deus,
a mais santa entre as moradas do Altíssimo.
6Deus está no meio dela, não pode vacilar;
Deus irá em seu auxílio, ao romper do dia.
7As nações murmuram, os reinos agitam-se.
Ele faz ouvir a sua voz e a terra estremece.

8O SENHOR do universo está connosco!
O Deus de Jacob é a nossa fortaleza!

9Vinde e contemplai as obras do SENHOR,
as maravilhas que Ele realizou na terra.
10Ele acaba com as guerras no mundo inteiro,
quebra os arcos e despedaça as lanças,
queima no fogo os escudos!
11Parai! Reconhecei que Eu sou Deus:
dominarei sobre os povos e sobre toda a terra.

12O SENHOR do universo está connosco!
O Deus de Jacob é a nossa fortaleza!

Epístola aos Efésios (1,17-23)
17Que o Deus de Nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai a quem pertence a glória, vos dê o Espírito de sabedoria e vo-lo revele, para o conhecerdes; 18sejam iluminados os olhos do vosso coração, para saberdes que esperança nos vem do seu chamamento, que riqueza de glória contém a herança que Ele nos reserva entre os santos 19e como é extraordinariamente grande o seu poder para connosco, os crentes, de acordo com a eficácia da sua força poderosa, 20que eficazmente exerceu em Cristo: ressuscitou-o dos mortos e sentou-o à sua direita, no alto do Céu, 21muito acima de todo o Poder, Principado, Autoridade, Potestade e Dominação e de qualquer outro nome que seja nomeado, não só neste mundo, mas também no que há-de vir. 22Sim, Ele tudo submeteu a seus pés e deu-o, como cabeça que tudo domina, à Igreja, 23que é o seu Corpo, a plenitude daquele que tudo preenche em todos.

Evangelho de S. Lucas (24,46-53)
46e disse-lhes: “Assim está escrito que o Messias havia de sofrer e ressuscitar dentre os mortos, ao terceiro dia; 47que havia de ser anunciada, em seu nome, a conversão para o perdão dos pecados a todos os povos, começando por Jerusalém. 48Vós sois as testemunhas destas coisas. 49E Eu vou mandar sobre vós o que meu Pai prometeu. Entretanto, permanecei na cidade até serdes revestidos com a força do Alto.”
50Depois, levou-os até junto de Betânia e, erguendo as mãos, abençoou-os.
51Enquanto os abençoava, separou-se deles e elevava-se ao Céu.
52E eles, depois de se terem prostrado diante dele, voltaram para Jerusalém com grande alegria.
53E estavam continuamente no templo a bendizer a Deus

Sem comentários:

Enviar um comentário