domingo, 19 de maio de 2013

Pentecostes, "o quinquagésimo dia"





Domingo 19 de Maio de 2013

JUSTIÇA, PAZ e ALEGRIA…!

“É que o Reino de Deus não é uma questão de comer e beber, mas de justiça, paz e alegria no Espírito Santo. E quem deste modo serve a Cristo é agradável a Deus e estimado pelos homens”. (Rom 14.17)

Pentecostes

É uma das celebrações importantes do calendário cristão, e comemora a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo. O Pentecostes é celebrado 50 dias depois do domingo de Páscoa. O dia de Pentecostes ocorre no sétimo dia depois do dia da Ascensão de Jesus. Isto porque Ele ficou quarenta dias após a ressurreição dando os últimos ensinamentos a seus discípulos, somando aos três dias em que ficou na sepultura somam quarenta e três dias, para os cinquenta dias que se completam da páscoa até o último dia da grande festa de Pentecostes, sobram sete dias; e foram estes os dias em que os discípulos permaneceram no cenáculo até a descida do Espírito Santo no dia de Pentecostes.
Pentecostes está, histórica e simbolicamente, ligado ao festival judaico da colheita, que comemora a entrega dos Dez mandamentos no Monte Sinai cinquenta dias depois do Êxodo. Para os cristãos, o Pentecostes celebra a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos e seguidores de Cristo, através do dom de línguas, como descrito no Novo Testamento, durante aquela celebração judaica do quinquagésimo dia, em Jerusalém. Por esta razão o dia de Pentecostes é às vezes considerado o dia do nascimento da igreja.

Leituras do Dia

Actos dos Apóstolos (2,1-11)
1Quando chegou o dia do Pentecostes, encontravam-se todos reunidos no mesmo lugar. 2De repente, ressoou, vindo do céu, um som comparável ao de forte rajada de vento, que encheu toda a casa onde eles se encontravam.
3Viram então aparecer umas línguas, à maneira de fogo, que se iam dividindo, e poisou uma sobre cada um deles. 4Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar outras línguas, conforme o Espírito lhes inspirava que se exprimissem.
5Ora, residiam em Jerusalém judeus piedosos provenientes de todas as nações que há debaixo do céu. 6Ao ouvir aquele ruído, a multidão reuniu-se e ficou estupefacta, pois cada um os ouvia falar na sua própria língua.
7Atónitos e maravilhados, diziam: “Mas esses que estão a falar não são todos galileus? 8Que se passa, então, para que cada um de nós os oiça falar na nossa língua materna? 9Partos, medos, elamitas, habitantes da Mesopotâmia, da Judeia e da Capadócia, do Ponto e da Ásia, 10da Frígia e da Panfília, do Egipto e das regiões da Líbia cirenaica, colonos de Roma, 11judeus e prosélitos, cretenses e árabes ouvimo-los anunciar, nas nossas línguas, as maravilhas de Deus!”

Salmo 103
1De David.
Bendiz, ó minha alma, o SENHOR,
e todo o meu ser louve o seu nome santo.
2Bendiz, ó minha alma, o SENHOR,
e não esqueças nenhum dos seus benefícios.
3É Ele quem perdoa as tuas culpas
e cura todas as tuas enfermidades.
4É Ele quem resgata a tua vida do túmulo
e te enche de graça e de ternura.
5É Ele quem cumula de bens a tua existência
e te rejuvenesce como a águia.

6O SENHOR defende, com justiça,
o direito de todos os oprimidos.
7Revelou os seus caminhos a Moisés
e as suas maravilhas aos filhos de Israel.
8O SENHOR é misericordioso e compassivo,
é paciente e cheio de amor.
9Não está sempre a repreender-nos,
nem a sua ira dura para sempre.
10Não nos tratou segundo os nossos pecados,
nem nos castigou segundo as nossas culpas.
11Como é grande a distância dos céus à terra,
assim são grandes os seus favores para os que o temem.
12Como o Oriente está afastado do Ocidente,
assim Ele afasta de nós os nossos pecados.
13Como um pai se compadece dos filhos,
assim o SENHOR se compadece dos que o temem.
14Na verdade, Ele sabe de que somos formados;
não se esquece de que somos pó da terra.

15Os dias dos seres humanos são como a erva:
brota como a flor do campo,
16mas, quando sopra o vento sobre ela,
deixa de existir e não se conhece mais o seu lugar.

17Mas o amor do SENHOR é eterno para os que o temem
e a sua justiça chega até aos filhos dos seus filhos,
18para os que guardam a sua aliança
e se lembram de cumprir os seus preceitos.
19O SENHOR estabeleceu nos céus o seu trono
e o seu reino estende-se a tudo o que existe.

20Bendizei o SENHOR, todos os seus anjos,
poderosos mensageiros, que cumpris as suas ordens,
sempre dóceis à sua palavra.
21Bendizei o SENHOR, todo o seu exército de astros,
que sois seus servos e executores da sua vontade.
22Bendizei o SENHOR, todas as suas obras,
em todos os lugares do seu domínio.
Bendiz, ó minha alma, o SENHOR!

1ª Epístola aos Coríntios (12, 3b-7.12-13)
3Por isso, quero que saibais que ninguém, falando sob a acção do Espírito Santo, pode dizer: «Jesus seja anátema», e ninguém pode dizer: “Jesus é Senhor”, senão pelo Espírito Santo.
4Há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo; 5há diversidade de serviços, mas o Senhor é o mesmo; 6há diversos modos de agir, mas é o mesmo Deus que realiza tudo em todos. 7A cada um é dada a manifestação do Espírito, para proveito comum.
12Pois, como o corpo é um só e tem muitos membros, e todos os membros do corpo, apesar de serem muitos, constituem um só corpo, assim também Cristo. 13De facto, num só Espírito, fomos todos baptizados para formar um só corpo, judeus e gregos, escravos ou livres, e todos bebemos de um só Espírito.

Evangelho segundo S. João (20,19-23)
19Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas as portas do lugar onde os discípulos se encontravam, com medo das autoridades judaicas, veio Jesus, pôs-se no meio deles e disse-lhes: “A paz esteja convosco!” 20Dito isto, mostrou-lhes as mãos e o peito. Os discípulos encheram-se de alegria por verem o Senhor. 21E Ele voltou a dizer-lhes: “A paz seja convosco! Assim como o Pai me enviou, também Eu vos envio a vós.” 22Em seguida, soprou sobre eles e disse-lhes: “Recebei o Espírito Santo. 23Àqueles a quem perdoardes os pecados, ficarão perdoados; àqueles a quem os retiverdes, ficarão retidos.”

Sem comentários:

Enviar um comentário