domingo, 26 de maio de 2013

Santíssima Trindade




Domingo 26 de Maio de 2013

Celebração da Santíssima Trindade

A Santíssima Trindade é Una. Não professamos três deuses, mas um só Deus em três Pessoas. Cada uma das três Pessoas é a substância, a essência ou a natureza divina. As pessoas divinas são distintas entre si pela sua relação de origem: o Pai gera; o Filho é gerado; o Espírito Santo é quem procede. Ou seja, ao Pai atribui-se a criação, ao Filho atribui-se a Redenção e ao Espírito Santo atribui-se a Santificação.
Resumindo, o mistério da Santíssima Trindade é o mistério central da fé e da vida cristã. Só Deus pode dar-se-nos a conhecer, revelando-se como Pai, Filho e Espírito Santo.

Leituras do Dia

Provérbios (8,22-31)
22O SENHOR criou-me, como primícias das suas obras,
desde o princípio, antes que criasse coisa alguma.
23Desde a eternidade fui formada,
desde as origens, antes dos primórdios da terra.
24Ainda não havia os abismos e eu já tinha sido concebida;
ainda as fontes das águas não tinham brotado;
25antes que as montanhas fossem implantadas,
antes de haver outeiros, eu já tinha nascido.
26Ainda Ele não tinha criado a terra nem os campos,
nem os primeiros elementos do mundo.
27Quando Ele formava os céus, ali estava eu;
quando colocava a abóbada por cima do abismo,
28quando condensava as nuvens, nas alturas,
quando continha as fontes do abismo,
29quando fixava ao mar os seus limites,
para que as águas não ultrapassassem a sua orla;
quando assentou os fundamentos da terra,
30eu estava com Ele como arquitecto,
e era o seu encanto, todos os dias,
brincando continuamente em sua presença;
31brincava sobre a superfície da Terra,
e as minhas delícias é estar junto dos seres humanos.

Salmo 8
1Ao director do coro. Sobre a lira de Gat. Salmo de David.

2Ó SENHOR, nosso Deus,
como é admirável o teu nome em toda a terra!
Adorarei a tua majestade, mais alta que os céus.
3Da boca das crianças e dos pequeninos
fizeste uma fortaleza contra os teus inimigos,
para fazer calar os adversários rebeldes.

4Quando contemplo os céus, obra das tuas mãos,
a Lua e as estrelas que Tu criaste:
5que é o homem para te lembrares dele,
o filho do homem para com ele te preocupares?
6Quase fizeste dele um ser divino;
de glória e de honra o coroaste.
7Deste-lhe domínio sobre as obras das tuas mãos,
tudo submeteste a seus pés:
8rebanhos e gado, sem excepção,
e até mesmo os animais bravios;
9as aves do céu e os peixes do mar,
tudo o que percorre os caminhos do oceano.

10Ó SENHOR, nosso Deus,
como é admirável o teu nome em toda a terra!

Carta de S. Paulo aos Romanos (5,1-5)
1Portanto, uma vez que fomos justificados pela fé, estamos em paz com Deus por Nosso Senhor Jesus Cristo. 2Por Ele tivemos acesso, na fé, a esta graça na qual nos encontramos firmemente e nos gloriamos, na esperança da glória de Deus. 3Mais ainda, gloriamo-nos também das tribulações, sabendo que a tribulação produz a paciência, 4a paciência a firmeza, e a firmeza a esperança. 5Ora a esperança não engana, porque o amor de Deus foi derramado nos nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.

Evangelho de S. João (16,12-15)
12“Tenho ainda muitas coisas a dizer-vos, mas não sois capazes de as compreender por agora. 13Quando Ele vier, o Espírito da Verdade, há-de guiar-vos para a Verdade completa. Ele não falará por si próprio, mas há-de dar-vos a conhecer quanto ouvir e anunciar-vos o que há-de vir. 14Ele há-de manifestar a minha glória, porque receberá do que é meu e vo-lo dará a conhecer. 15Tudo o que o Pai tem é meu; por isso é que Eu disse: 'Receberá do que é meu e vo-lo dará a conhecer'.”


Sem comentários:

Enviar um comentário